logo.png

Psicanálise Clínica e na Cultura, quando devo procurar um Analista?

 

O que é Psicanálise?

Termo criado por Sigmund Freud, em 1896, para nomear um método particular de psicoterapia (ou tratamento pela fala) proveniente do processo catártico e pautado na exploração do inconsciente, com a ajuda da associação livre, por parte do paciente, e da interpretação, por parte do psicanalista.

casal.jpg

O serviço da Psicanálise

“Considerando que o verbo “servir”, é proveniente etimologicamente de trabalhar como servo, a psicanálise é sobretudo serva de sua ética. Isso porque, se em termos operativos a psicanálise serve a uma infinidade de possibilidades de intervenções, dado que seu campo de ação é vastíssimo e a cada dia amplia-se ainda mais com psicanalistas atuando nas mais diversas áreas, aquilo que a distingue de outros recursos oferecidos pela cultura é propriamente o que ela visa em seu modo particular de intervir. Ou seja, o que a diferencia é sua orientação ética na maneira como aborda os impasses do sujeito, sempre tomado enquanto sujeito desejante.

boy.jpg

A linguagem para o Real

Tal orientação traz conseqüências. Frente a perspectivas de ação tradicionalmente dirigidas pelo que é ideal, a psicanálise, ao contrário, serve para nos endereçar ao Real, ainda que este precise ser contornado, “amortecido”, via os subsídios da linguagem e de todas as estratégias disponibilizadas pela criação humana. Colocar o Real nessa perspectiva remete ao fato de que há um limite, um impossível do qual não temos como escapar. Não se trata mais de nos julgarmos impotentes e de creditarmos a um Outro supostamente bem-dotado a potência, o regozijo, a plenitude.

spider.jpg

A Função

depre.jpg

A Indicação 

ansiedade.jpg

O Saber Inconsiente

Trata-se de poder vir a realizar que estamos todos no mesmo barco ,mas que se não se pode mudar a direção do vento, pode-se ao menos alterar a posição das velas e seguir, quem sabe, com mais fluência. Às vezes precisamos de ajuda para isso, e é aí que a psicanálise pode nos servir.”

“A psicanálise é indicada para tratar todo tipo de doença, dado que não tratamos a doença, mas o sujeito que nela está implicado, ou seja, o sujeito que faz da doença um sintoma que chamamos analítico. Mas o que é esse sintoma analítico? É qualquer sintoma que seja tomado pelo sujeito como fonte de questionamento de si mesmo. É isso que faz com que um sintoma seja analisável. 

Trata-se de um questionamento dirigido ao saber inconsciente, saber a que o analista deve dar suporte. Ou mesmo dirigido à psicanálise, desencadeado às vezes em um sujeito antes mesmo de ele ter escolhido um analista para o acompanhar. Um questionamento dirigido pela aposta de que existe, em alguma esfera do seu psiquismo, um saber que age nele, através de uma outra lógica que não aquela que ele reconhece conscientemente.”

“O ser humano é, acima de tudo, um ser de linguagem. ”

 

Françoise Dolto

Ambiente acolhedor e

pensado em

seu bem-estar

O consultório é um espaço confortável, muito bem localizado e seguro para nossos analisandos, além de ser próximo à Av. Sargento Hermínio (Bairro Monte Castelo). Sala elaborada para oferecer maior conforto possível, para que nossos analisandos sintam-se à vontade para conversar com nosso especialista na área da Psicanálise. 

 

Venha nos visitar!

MAPA AQUI